sábado, 16 de abril de 2011

EU ME REPRESENTO

Eu, Karen Oliveira, estudante de Comunicação da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC venho em nota pública esclarecer à comunidade acadêmica, e toda a sociedade que tem acompanhado o movimento Mobiliza UESC contra o Decreto 12.583/11, e as atitudes de sucateamento da educação por parte do Governador Jaques Wagner, sobre as afirmativas feitas pela diretoria majoritária do Diretório Central dos Estudantes da UESC – DCE “Livre (?)” Carlos Marighella, em nota de repúdio publicada no blog do Gusmão (15/04).

O movimento Mobiliza UESC surge na urgência dos estudantes de se fazerem representar diante do ataque perpetrado pelo governo do Estado da Bahia à já restrita autonomia das universidades públicas, da consequente greve dos docentes e funcionários, e principalmente a inercia e omissão do DCE frente a isso. Não é uma carta assinada pelo Presidente do DCE, em nome de sua diretoria, que irá se sobrepor a legitimidade conferida pelos próprios estudantes a esse movimento.

Vale lembrar que a primeira reunião ampliada realizada pelos estudantes se deu imediatamente após a deflagração da greve por parte dos professores na assembleia da ADUSC. Reunião na qual a presença massiva dos estudantes expressava o interesse dos mesmos em debater a temática, o presidente do DCE, hora presente, limitou sua fala a informar que após negociações com a empresa Rota, teve a “conquista” da ampliação da frota na linha Itabuna- Salobrinho nos horários de pico, e repassar números de telefone para os quais os estudantes deveriam ligar para cobrar o cumprimento do acordo por parte da Rota.

Na ausência do presidente e do vice-presidente do Diretório (os quais estavam “representando os estudantes da UESC” no Congresso Nacional de Entidades Gerais – CONEG, em São Paulo), e por uso de suas atribuições legais enquanto representação discente, a Secretária Geral do DCE Lívia Correia convocou, no dia 08 de abril, uma reunião extraordinária da diretoria para o dia 11 de abril, na qual ficou definida a convocação de uma assembleia geral dos estudantes para o dia 14 de abril, às 16 horas no térreo do pavilhão Adonias Filho.

Numa tentativa de boicote e desmobilização da Assembléia, o presidente do DCE, até então omisso, envia, na quarta 13/04, ao e-mail de alguns DA´s e CA´s, uma convocatória datada de 11/04 para realização de COEB na mesma data e hora da assembleia anteriormente citada. A justificativa para o atraso da convocatória foi atribuído a displicência da estagiária da instituição.

Para a além da ILEGALIDADE do COEB, e diferente as práticas do Grupo Majoritário do DCE, como expresso no primeiro parágrafo de seu repúdio, o movimento Mobiliza UESC não possui uma liderança para ditar suas regras, nem decidir arbitrariamente pelo grupo. Assim, ao perceber que os estudantes presentes tinham propriedade em seus discursos, o presidente do DCE e seu grupo, negaram-se a dar qualquer esclarecimento aos estudantes presentes e se retiraram da Universidade.

Por este motivo, entre as demais deliberações da Assembléia, estudantes presentes e via twitticam decidiram por unanimidade por uma assembleia com pauta ÚNICA: Destituição do DCE Cargo a Cargo.



"Eu me REPRESENTO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário