quinta-feira, 21 de abril de 2011

O DCE somos nós.

Faço parte do DCE/ Uesc, sou estudante!




Recorrendo ao Estatuto:

Art. 8° – São membros do DCE/UESC:

a)Todos os estudantes de graduação regularmente matriculados na UESC


O caso, é que alguns estudantes foram eleitos nos dias 23 e 24 de novembro de 2010,para serem os representantes estudantis dessa universidade. Mas até onde deve ir essa representação?

Como foi escrito por ai, o Diretório Central do Estudantes Livre Carlos Mariguella, não apoia, não faz parte e desconhece o movimento intitulado Mobiliza UESC*, quanta petulância dizer que não apoia seus membros, afinal O DCE somos nós, não somos?

Não tinham que congregar e representar os estudantes da UESC, promovendo sua união em torno da resolução de seus problemas ou ainda promover e incentivar qualquer forma de organização capaz de beneficiar os estudantes, tendo como princípio atingir a sua organização livre e independente**?

Ao que parece morrem de medo do confronto de ideias e do debate aberto, pois temem ser desmascarados. Temem mais ainda o fato dos estudantes estarem lutando organizados e avessos a essa direção oportunista. Estão carregados de apatia e hipocrisia, tentando desmoralizar os coletivos. Colocam-se como os detentores da verdade e defensores dos reais interesses dos universitários, sem sequer consultar a base.

E digo mais, se hoje a Universidade transpira política, devemos isso aos estudantes que tomaram para si o papel de protagonistas; enquanto que, imerso em vícios do movimento estudantil, a diretoria que assina a tal carta de repúdio, simplesmente não representa os estudantes, e sequer se preocupa em tornar o DCE representativo.




É bom ficar claro, que os estudantes podem e devem se mostrar como uma comunidade crítica, que se posiciona e discute, já que a Universidade Pública deve ser um espaço de reflexão e formulação de políticas e ações de resistência. Devemos entender que educação publica não é despesa, mas um investimento. Ou seja, lutar pela educação pública, gratuita, de qualidade e democrática é lutar pelo bem de todos.




E é nossa obrigação lutar pela transformação da realidade.




O DCE tem que apoiar a luta dos estudantes, para isso é preciso vencer o aparelhismo e o imobilismo que toma conta da gestão 2010-2012. Afinal, que tipo de superpoderes se ganha quando se é eleito para a diretoria do DCE***?













Livia Correia****







*Trecho da Carta de repúdio do DCE/Uesc.

**Trechos do Estatuto, ao que parece nem sempre cumprido.

***Preciso de respostas.

****Atual Secretária Geral do Diretório Central dos Estudantes da Uesc, que só ficou sabendo da existência da tal Carta de Repúdio do DCE/Uesc quando esta foi publicada na internet. Sendo assim, não assina ou concorda com os absurdos escritos, visto que acredita no direito de auto representação e livre organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário