segunda-feira, 26 de outubro de 2009

26 de Outubro - Dia Nacional pelo Passe Livre

O mês de Outubro foi um mês de preparação para todos os MPL´s (Movimento Passe Livre)espalhados pelo país, tendo em vista que hoje dia 26 de Outubro é o dia Nacional pelo Passe Livre.
(Saiba mais sobre o MPL aqui )
O engraçado é que dessa vez não foi só o MPL que se organizou pra falar do transporte público, mas o telejonal de maior Audiência Nacional publicou no dia 22/10 uma matéria que afirmava que o aumento das tarifas este ano foram maiores que a inflação, que alguns trabalhadores gastam metade de seus salários só com transporte, que são obrigados a fazer caminhadas de mais de uma hora ao voltar do trabalho para não prejudicar a sua renda familiar (assista na integra ).
A diferença do discurso da Globo para do MPL é que, a Globo inclui na reportagem um economísta que justifica o aumento com a disculpa das diferenças de impostos nas diversas regiões do país, no custo da gasolina, e ainda apresenta ao fim da matéria uma trabalhadora afirmando que se sente satisfeita ao voltar do trabalho a pé por 1h30min, pois segundo ela " eu caminho e economizo mais de 100 reais".
Acho que o debate vai muito mais além, e precisa ser levado com seriedade. Existe um comercio automobilístico envolvido nesse aumento, existem interesses privados, e não há repasse para os funcionários braçais desse serviço. Vivemos numa sociedade que diz compre um carro pra estar na moda, para ser reconhecido e uso como disculpa a má qualidade do transporte público. Existem acordos que viabilizam o monopólio existente em Ilhéus e Itabuna. Esperamos horas para pegar ônibus lotados, por preços exorbitantes, e os orgãos responsáveis por fiscalizar essas deficiências estão domindo!
Não podemos ficar de braços cruzados e nem reclamando com um discurso idealísta. Precisamos nos unir a sociedade por um transporte público de verdade.

Essa semana estaremos nos organizando na UESC e você é convidado:
De 29 e 30, ás 18hs no Centro de Entretenimento Universitário - CEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário